Por que os softwares são vulneráveis?

 In AppSec

O que é um bug de software?

Um bug de software é uma erro em um programa que produz resultados indesejados, e impede a aplicação de funcionar como deveria.

O que é uma vulnerabilidade em um software?

Quando um bug ou erro em um software pode ser manipulado por um agente malicioso, através de uma técnica conhecida ou não,  este software agora tem uma vulnerabilidade.

Mesmo que os desenvolvedores tenham todo o cuidado na implementação, ou seja, na codificação do software, é possível que existam problemas em sua arquitetura. Neste caso, não bastam ferramentas automatizadas que fazem varreduras em busca por vulnerabilidades.

Por que os softwares tem bugs?

Existem muitos motivos para a existência de bugs em softwares. O motivo mais comum é os erros humanos no design e codificação de software. Entretanto, uma vez que você conhece as causas destas falhas, será mais fácil para tomar medidas corretivas para mitigar estes erros, e consequentemente os riscos.

9 principais motivos para falhas em softwares

1. Falha na comunicação ou falta de comunicação

O sucesso de qualquer aplicação de software depende da comunicação entre as partes interessadas, times de desenvolvimento e testes. Requisitos pouco claros e má interpretação dos requisitos são dois fatores principais que causam defeitos em um software.

2. Complexidade

A complexidade dos softwares atuais pode ser difícil para qualquer desenvolvedor sem experiência em softwares modernos. Arquiteturas tipo cliente-servidor, aplicações distribuídas, enormes bancos de dados relacionais, softwares conversando entre si através de APIs e o próprio tamanho dos softwares contribuíram para um crescimento muito grande de sua complexidade.

3. Erros na Programação

Os programadores, como qualquer pessoa, cometem erros. Isto é inevitável. A falta de boas práticas na durante o desenvolvimento, testes unitários e debugging agravam este cenário.

4. Alteração de Requisitos

Os clientes podem não entender os efeitos da mudanças em um software, ou até podem entender e solicitam mudanças da mesma forma. Além de retrabalho, mudanças no meio do caminho podem causar problemas, especialmente se não há uma devida documentação do software.

Em alguns tipos de negócio que mudam frequentemente, mudanças nos requisitos podem simplesmente fazer parte do jogo. Nesse caso, os riscos precisam ser compreendidos, e o pessoal responsável pelos testes e qualidade devem adaptar-se e planejar testes contínuos para evitar que erros indesejados saiam do controle, tornando-se débitos técnicos.

5. Prazos Apertados

Estimativas de prazos mesmo em times que trabalham com processos ágeis são basicamente adivinhação. Quando os prazos estão se esgotando e isso virar uma crise, erros serão cometidos.

6. Programadores egoístas ou com excesso de confiança

Quando os problemas são subestimados por conta deste excesso de confiança, ou pela falta de integração no time, o resultado é inevitável: bugs.

7. Código mal documentado

É muito difícil manter e modificar um código mal escrito ou mal documentado. O resultado da falta de documentação são bugs. Em alguns times, os desenvolvedores que escrevem códigos mais rapidamente são comumente reconhecidos como eficientes, entretanto também é comum a negligência no processo de documentação. A maior parte dos desenvolvedores não gostam de documentar o próprio software.

8. Ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas de terceiros

Componentes GUI, bibliotecas de classes, compiladores diversos, ferramentas de script, entre outros, frequentemente introduzem seus próprios erros ou são mal documentados, resultando em bugs adicionais.

Quantas vezes você, desenvolvedor, ou alguém de seu time pelo menos “leu” o código de uma biblioteca externa?

9. Scripts de automação com débito técnico

Escrever scripts de automação e scripts de testes levam muito tempo, especialmente em cenários complexos. Se uma equipe escrever um script mas não atualizá-lo, o teste pode tornar-se obsoleto e não vai identificar possíveis bugs em seu software.

Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Envie-nos uma mensagem que retornaremos mais rápido que você espera.

Not readable? Change text. captcha txt
SQL Injection